PILHAS SECAS
É a pilha mais comum, usada em rádios, lanternas, brinquedos, gravadores, etc. A parede da pilha é feita de zinco, que constitui o ânodo da pilha. O cátodo é um bastão de grafite mergulhado numa pasta úmida de dióxido de manganês e carvão em pó. O eletrólito é uma pasta de cloreto de amônio, cloreto de zinco e água.
Reações que ocorrem:
No ânodo: Zn0 → Zn+2 + 2e-
No cátodo: 2MnO2 + 2NH4+ + 2e- → Mn2O3 + 2NH3 + H2O
LIMPEZA DA PRATA
A utilização de talheres de prata em alimentos contendo derivados do enxofre, como, por exemplo, ovos e cebola, escurece a prata.
4Ag(s)+ 2H2S(g)+ O2(g) → 2Ag2S(s) + 2H2O(l)
Para remover a cor escura dos objetos de prata sem eliminar a superfície do metal os íons Ag+ constituintes do sulfeto de prata usamos um redutor. Envolve-se o material de prata em folha de alumínio, e em seguida mergulhamos o material em solução diluída de bicarbonato de sódio. O alumínio - redutor mais forte que a prata - é oxidado a Al+3, enquanto os íons prata são reduzidos a prata metálica, que é novamente Depositada sobre a superfície do metal sem ter havido corrosão. Observe a reação que ocorre:
2Al(s) + 3Ag2S(s) → 2Al+3 + 3S-2 + 6Ag(s)
METAL DE SACRIFÍCIO
Cascos de navios são protegidos da corrosão mediante a colocação de placas de magnésio, que se oxida mais facilmente que o ferro.
O ferro dos oleodutos e outras canalizações também é protegido com plaquetas de magnésio.
GALVANIZAÇÃO - PROTEÇÃO DO FERRO CONTRA A FERRUGEM
O ferro é revestido com uma camada de de zinco. Se o ferro galvanizado for riscado e ficar exposto, inicialmente irá se formar Fe(OH)2, mas o zinco imediatamente o transforma em ferro. O zinco é um redutor mais forte que o ferro.
O Zn(OH)2 formado se deposita sobre o ferro que ficou exposto. Dessa forma, o zinco impede que a corrosão do ferro continue.
Fe(OH)2 + Zn → Zn(OH)2 + Fe
Elaboração: Fulano de Tal
Nenhum comentário:
Postar um comentário